quem somos

A associação Os Sabristas nasce da vontade de dinamizar a prática do sabre no Porto. Para tal, dois ex-atletas de esgrima do Sport Club do Porto decidiram, na época 2009/2010, dar início a este projecto. Desde essa altura, o atleta Vitor Oliveira principiou a sua formação na qualidade de treinador de esgrima. Essa formação teve como momentos mais importantes o Estágio e Curso de Treinadores na Hungria e a conclusão, em Setembro de 2010, do Curso de Treinadores de Esgrima, Grau I, promovido pela Federação Portuguesa de Esgrima. O atleta Vasco Oliveira deu continuidade ao seu desempenho na vertente desportiva, enveredando pela prática do sabre, tendo obtido o 3º lugar no Campeonato Nacional de Sabre, decorrido durante o mês de Junho de 2010.

Todos sabemos que as modalidades amadoras em Portugal têm grande dificuldade em subsistir. A esgrima não foge à regra. Conscientes desta dificuldade, a Associação tem vindo a obter donativos importantes para a aquisição de todo o equipamento técnico e material necessário para a prática da modalidade. Todos os recursos financeiros obtidos têm como objectivo permitir que os atletas não necessitem de adquirir material para praticar esgrima nas melhores condições de segurança.

A esgrima, como uma das modalidades olímpicas mais antigas que existem, deve ser encarada na perspectiva da competição. Assim, a Associação Os Sabristas tenta criar todas as condições para que os seus atletas possam praticar esgrima numa vertente lúdica mas também na vertente competitiva e, quem sabe, vir a ser um atleta olímpico.

Ver mais sobre a Associação Desportiva Os Sabristas:
Orgãos sociais